quinta-feira, 7 de novembro de 2013

passos para a organização do seu casamento - parte 2

Olá Menin@s

Voltando a falar sobre saúde financeira com roupagem casamentícia.
economia de noivos


Vou dar aqui diversas dicas soltas de coisas que aprendi organizando o meu casamento (lembrando, mais uma vez, que são apenas dicas de alguém não pós-graduado no assunto, ou seja, sinta-se livre para seguir , mas não me escreva reclamando que deu tudo errado!! kkkkkk) :

 1ª - A maioria dos serviços parcela o pagamento até a data do casamento. Então se vc for casar daqui a dois anos terá mais tempo para pagar. Se for casar daqui a seis meses terá menos tempo para organizar os gastos.

2º -Não caia no papinho dos fornecedores de "pensa bem: é uma vez só na vida"
Eu sei que é o sonho, e que se Deus quiser será uma vez só na vida, mas quem ta podendo jogar dinheiro fora né?? Até pq, para que seja uma vez só na vida, é bom entrar nesse casamento com a saúde financeira em dia né?

3 - Pequise, faça milhões de orçamentos, prove tudo, lembre-se: neste mundo casamentício todo mundo é muuuuito gente boa, mas no fundo, eles querem vender! Não confunda ser gente boa com boa prestação de serviço.
Pesquise porque vc só saberá se o serviço é bom no dia do seu casamento e não terá chance de repetir para corrigir os erros. Faça do google o seu melhor amigo. Além do mais os preços variam muitíssimo. Só para ter uma ideia: Em Brasilia o preço do buffet para 200 pessoas varia de 6 mil a 30 mil!!!!!!


4 - Uma humilde sugestão: A não ser que o cara seja fera e tenha um nome muito forte no mercado a zelar, não feche foto e filmagem com o mesmo profissional, se o profissional sumir, vc perde todo o registro do seu casamento.


5 - Não pegue empréstimo antes da hora. Todos os fornecedores dividem o valor do casamento , entao divida e vá se esforçando ao máximo para pagar. Já dizia uma amiga minha: "vc não tem noção do esforço que fazemos para nos casar".  Se chegar lá no final e faltar algum valor, aí sim procure um empréstimo.
Não pegue antes  porque, com todo aquele dinheiro na mão, vc corre o risco de gastar ainda além do que vc gastaria.


6 - Só pague a vista se tiver desconto, se não tiver desconto parcele tudo e deixe o dinheiro rendendo na poupança (por menos que seja o rendimento).
Dessa forma vc tera um pouco mais de segurança com o fornecedor. Sei de casos de fornecedores que simplemente sumiram ou definiram que não iam finalizar aquele contrato, a sorte é que algumas noivas haviam pago apenas uma parte do valor!

 Outra coisa, se tiver desconto sempre avalie ao menos se o desconto é maior do que o valor que ele renderia parado na poupança, se for maior pague a vista.

7 - Outra dica, serviços muito caros (espaço, buffet, decoração)  geralmente não dão descontos muito altos, é preferível guardar o dinheiro e apostar em pagar a vista serviços menores (foto, filmagem, cabine, bolo e doces...). Geralmente o desconto é sempre maior.


8 - Una-se às outras noivas!!! A união faz a força! Não, não....não estou dizendo pra vc juntar um catatau de noivas e ir até o fornecedor pra pegar desconto! Estou querendo dizer que dificilmente vc terá tempo de avaliar todos os serviços oferecidos, então noivas amigas poderão te ajudar dando o seu parecer. Entre em um grupo de noivas, seja ele qual for (facebook, grupo de emails, whatsap, reúna as suas vizinhas noivas, qualquer um serve). Até pq só noiva pra aguentar falar tanto de casamento.
O noivo fugindo do papo de noiva!



9- Fique atento a alteração de preços, se vc vai casar daqui a 2 anos o ideal é fechar todos os serviços ainda este ano, pois geralmente no mês de novembro os fonecedores começam a reajustar os preços, então cuidado!

10 - Não fique Quadrad@!!
noiva quadrada





Quem disse que casamento só pode ter "fornecedores de casamento"?
Conhece um excelente cozinheiro que não é do ramo casamentício, mas é totalmente capaz de fazê-lo? Então Contrate-o!
Outro exemplo: conheço diversas padarias que tem docinhos maravilhosos, metade do preço, estéticos, não deixam a desejar em nada pra fornecedores de casamento! Por que "cargas d'água" esses docinhos não podem ser servidos no nosso casamento? heim??
Padarias que eu gosto e que têm docinhos maravilhosos: Pão Dourado, Torteria di Lorenza, Casa de Biscoito Mineiro, outro dia descobri que o "Bolos da vovó" também faz tortas que poderiam muito bem ser servidas em casamentos...

10 - Acompanhe blogs e se inteire das novidades!
Do lado direito deste texto tem uma relação de blogs que eu sigo! dá uma espiadinha lá!

11 - Vá a todas as feiras e outlets de casamento que puder, pois lá vc acaba vendo muita coisa legal e muitos serviços têm bons descontos nessas ocasiões.

12 - Coloque a mão na massa! O que vc puder fazer vc mesm@ , faça!  Se tiver ajuda de amigos e família, melhor ainda. Faça da confecção das forminhas uma boa desculpa para reunir pessoas e se divertir!!!

13- Lembre-se de tomar cuidado para não contratar quem vc não pode cobrar. Se vc tem algum parente ou amigo fornecedor de casamento avalie se vale a pena contratá-lo. Se vc for ficar sem graça de exigir ou reclamar de algo errado, talvez a contratação não seja uma boa escolha. O barato pode sair caro!

14- Leia bem todos os contratos antes de assiná-los. Avalie se tudo o que foi combinado ao vivo ou pelo telefone está descrito no papel! No contrato do buffet dê especial atenção aos valores cobrados no caso de reposição de peças quebradas ou extraviadas, tais como guardanapos e taças.



Então é isso menin@s! Espero ter ajudado! Gostou? Então compartilhe!
Beijossssssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui a sua mensagem que responderei o mais breve possível!